quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Várias maneiras de reciclar pote de sorvete.

Oi artesã e artesão !!! Tudo bom com vocês?

Hoje vou falar de algumas formas de reaproveitar o pote de sorvete.

Ano passado fiz 2 tipos de  pote com coelho reciclando pote de sorvete, para a páscoa é uma boa ideia.

Se você tem clientes que gostam de comprar produtos sazonais, como produtos para a páscoa,é uma boa dica , pois você irá faturar,
mas... se você não tem ainda uma clientela que compra nessas datas, então faça poucas peças, pois se não forem vendidas na páscoa, a mercadoria ficará parada e somente poderá ser vendida no próximo ano, então tenha cautela na hora de fazer produtos sazonais.






Outra dica para reaproveitar o pote de sorvete é fazer gelatina, eu faço da seguinte forma:

Para o pote de sorvete eu coloco 3 pacotes de gelatina, misturo com 750 ml de água fria, depois coloco 750 ml de água quente, espero esfriar e coloco na geladeira.

Já reparou que as vezes a gelatina fica grudada no pote, então, por esse motivo eu misturo primeiro a água fria depois misturo a água quente, dessa forma a gelatina não fica grudada no fundo do pote.


Outra forma que já reaproveitei o pote de sorvete é colando sianinha e fuxico, serve para guardar objetos. 

Sabe as comemorações que vamos no final do ano que levamos um prato de salgado ou doce para participar da festa, geralmente é no trabalho, cursos, enfim, eu resolvi reciclar o pote de sorvete, eu colei sianinha e na tampa colei fuxicos e coloquei na mesa dentro do pote coloquei  pasteis, o pessoal gostou do pote e dos pasteis.

Muitas pessoas elogiaram a ideia de levar o pote de sorvete customizado com o salgado dentro, além de enfeitar a mesa, depois da festa você presenteia para quem gostou do pote, e tem a vantagem de não levar vasilhas vazias para casa.

Os potes de sorvetes pode ser um útil organizador de gaveta, é só colocar vários potes um do lado do outro, assim a gaveta ficará arrumadinha.

Outra dica , eu acho que é a melhor de todas, é doar potes de sorvetes e dar dicas para as pessoas de como o pote poderá ser útil, seja para reaproveitar no artesanato como na organização da casa.

Quero agradecer todas as pessoas que se inscreveram no meu canal do youtube e aqui no blog,

Um abraço,






segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Dica de patchwork em jeans.



Oi artesãs!!!!!

Como está a produção esse ano? Muitas encomendas? Está de férias? Encarando novos desafios? 

Enfim, estando de férias ou não, sempre é bom ter novas informações para inovar suas peças artesanais.

Hoje vou dar dica de patchwork.

Eu não tenho equipamentos próprios para patch, eu uso uma tesoura bem amolada, régua comum, máquina de costura e  minha criatividade para reaproveitar retalhos de jeans.



Como fazer patch é algo atípico, não achei necessário comprar equipamentos específicos para confeccionar minhas peças, haja vista que os matérias e tecidos específicos para patch são relativamente caros, bom, pelo menos até o momento o patch é algo que faço bem pouco,mas... se as clientes se interessarem em bolsas com aplicação de patch, ai sim terei que comprar materiais adequados para agilizar a produção.

Meu conselho amiga artesã, faça algumas peças de patch com materiais que você tem em casa, para saber se você irá fazer de fato patch, para você não empatar dinheiro com materiais de patch que não usará mais.


Outro detalhe, eu resolvi pespontar um patch, porém tinha pouca linha de pesponto, que é uma linha mais grossa , utilizada para pespontar jeans, bom eu tinha em casa linha comum cor mostarda, e o resultado foi muito satisfatório.


 Fiz o molde de um quadrado 6x6 reaproveitando caixa de leite.
 Eu achei uma ótima ideia reaproveitar a caixa de leite para fazer molde.

Já fiz vários moldes, como a caixa de leite é duro o molde tem maior durabilidade e não terei que fazer molde toda hora. 

Você tem duas formas de passar o risco para o jeans:

1- Pegar o molde e riscar com lápis 6b, caneta ou giz... e cortar; ou

2- Passar o risco para um papel de caderno ou revista e prender com alfinete e cortar.


O quadrado 6x6 é o tamanho que fiz, porém você pode fazer de qualquer tamanho, inclusive, costurar quadrados, retângulos e  formas não definidas...sem precisar ter uma medida, fica um patch bem bonito também.

O patch que pespontei eu fiz quadrados e cortei na diagonal e costurei com jeans de outra cor para ficar com várias cores de jeans.




Espero que vocês tenham gostado da minha dica, 

Um abraço e até a próxima,